sábado, 27 de novembro de 2010

Projeto Diálogos Acadêmicos

Ontem chegou ao fim o mini-curso“Direito Ambiental: O desafio da sustentabilidade na Amazônia”, mais uma das propostas do projeto "Diálogos Acadêmicos" organizado pelos mestrandos da UFPA. E quanto conhecimento adquirido! Agora tenho certeza sobre o tema do meu Trabalho de Curso que será "O desafio da Regularização Fundiária no Estado do Pará". Eu pensava em fazer na área de Direito Administrativo, que é meu encanto, mas quando descobri o quão fascinante o direito fundiário interligado ao direito agrário e o ambiental é, resolvi deixar meus projetos administrativistas pra depois, apesar da dualidade administrativistas X ambientalistas, pretendo encontrar um ponto de equilíbrio que os tornem mas simpáticos um com o outro.Tudo isso tem muita relação com minhas origens, eu nasci em Altamira e fui criada em São Félix do Xingu, onde meus pais residem até hoje e onde é minha constante estadia em férias, e é a região mais conflituosa no que se refere aos conflitos de terra. Mas voltando ao Mini-curso, o brilhantismo da Profa. Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro  - ( Docente da UFPA) me fascinou, pela lucidez e pela gama de conhecimentos interdisciplinares. Foram quatro dias de mini-curso, três horas por dia, de muita valia! Alguns dos palestrantes (na realidade a maioria deles) eram mestrandos da UFPA e apresentaram temas como o papel da água no desenvolvimento sustentável, as perspectivas das mudanças climáticas perigosas globais, a área de preservação terra do meio, entre muitos outros. Na platéia estudantes, profissionais, e interessados das mais variadas disciplinas, os juristas representavam em média a metade dos expectadores.
Então foi isso, o próximo e último mini-curso do projeto terá início dia 6 de dezembro e tem tema relacionado com Direito Penal. Eu irei, apesar de não ser meu palco predileto, todo conhecimento adquirido é bem-vindo, principalmente quando se refere a ramos que não dominamos com destreza.
Segunda-feira (dia 29 de novembro) tem início o “II Congresso Amazônico de Direito da Família- Direito, Família e Solidariedade” entre os palestrantes o meu mestre muito querido Mestre Haroldo Guilherme. Vou estar presente e espero que muitas pessoas compareçam, mais informações: http://www.ibdfampara.com.br/

2 comentários:

  1. Boa escolha desse teu tema, ainda mais se levarmos em conta que essas áreas de Direito Agrário e Direito Ambiental são bastante promissoras, tanto pela falta de especialistas na área, como por ser, eu diria, ramos do direito que ainda estão em formação. Para completar, estamos no centro de um barril de pólvora, a Amazônia!
    Como você, sou do Sul do Pará, Conceição do Araguaia, conheço um pouco dos problemas da região!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal. Então, que mais me levou a optar por essa área é que é um problema muito latente na realidade da nossa região e que carece de estudos e análises técnicas que proponham alternativas de solução. Vamos juntos ela borar trabalhos científicos que estudem nossa região!
    Abraço! obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir